Em ação conjunta, barco é apreendido com pescado ilegal no município de Coari
Peixes apreendidos serão doados a entidades sociais de Coari
Na manhã da última terça-feira (21/09), por volta das 05h30, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) juntamente da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Marinha do Brasil, Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC/PC), Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP) e Força Nacional, realizou a apreensão de aproximadamente 25 toneladas de pescado ilegal na região do Médio Solimões, próximo ao município de Coari (363 km da capital).
O barco denominado “Thaiane Mirella” foi abordado pelo Batalhão da Base Arpão e após identificação da falta de documentação e guias de transporte dos peixes Aruanã (Osteoglossiumsp) e Pirarucu (Arapaima gigas), o responsável encontrado junto a embarcação foi autuado por crime ambiental.
Ao todo, foram constatados cerca de 16 toneladas da espécie Pirarucu (Arapaima gigas), entre frescos e secos. Além disso, em torno de 9 toneladas de Aruanã (Osteoglossiumsp) foram verificadas na carga.
O homem que conduzia o pescado ilegal, conhecido como Paulista, foi autuado pelo Instituto com multa no total de R$ 575.220,00, após a apreensão do barco. Os peixes foram doados para a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Coari, que irá repassar os alimentos para entidades sociais da cidade.
FOTOS: Divulgação/Ipaam